A nutrição automatizada de leads é a automação das práticas de nutrição de leads , como enviar e-mails de acompanhamento e encaminhar recursos relevantes com base na posição do usuário na jornada do comprador.
Com a nutrição automatizada de leads, as empresas podem alcançar leads em potencial no momento certo com as informações certas.
3+ exemplos automatizados de nutrição de leads
Alguns exemplos de nutrição automatizada de leads incluem:
- Envie e-mails de carrinho de compras abandonados
- Envie e-mails de lembrete de eventos, como para um webinar
- Envie e-mails de acompanhamento após uma microconversão, como um download de guia
- Envie e-mails de aniversário para clientes existentes
Por que a nutrição automatizada de leads é necessária?
As empresas não podem mais confiar na nutrição manual de leads. Você precisa automatizar seus esforços porque:
Sua jornada de compra do público não é mais linear
Hoje, as pessoas fazem jornadas únicas para se tornarem clientes.
Eles raramente seguem o funil de marketing tradicional , o que representa um desafio para os profissionais de marketing que tentam nutrir leads em escala. É por isso que a nutrição automatizada de leads é tão valiosa. Com a nutrição automatizada de leads, sua empresa pode criar várias jornadas com base no comportamento do usuário, como visualizar uma página ou baixar um guia.
Além disso, você elimina a necessidade de mover usuários para caminhos diferentes ou enviar emails manualmente. Seu software de automação de marketing faz isso por você.
Seu público (e de todos os outros) enfrenta várias distrações
Todo mundo está competindo pela atenção do seu público.
Seja um site de notícias, uma plataforma de mídia social ou distrações fora da Internet, seu mercado-alvo encontra várias distrações ao longo do dia. Realisticamente, você vai perder a atenção deles.
É por isso que mais profissionais de marketing estão trazendo a automação de marketing para a nutrição de leads.
Ao automatizar seu processo de nutrição de leads , você permite que sua empresa alcance, nutra e até feche leads posteriormente.
Um exemplo perfeito desse conceito é um e-mail de abandono de carrinho de compras . Esse tipo de e-mail permite que você se reconecte automaticamente com clientes em potencial e proteja as vendas perdidas.
E-mails de carrinho de compras abandonados são tão valiosos (e lucrativos) para as empresas que desenvolvemos um serviço dedicado (e modelos) para isso, o que permite que nossos clientes obtenham mais receita da web.
Seu público inclui várias partes interessadas
Se sua empresa opera no setor business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), você provavelmente sabe que mais de uma pessoa influencia se alguém assina com sua empresa ou outra pessoa.
Por exemplo, uma empresa de telhados residenciais provavelmente precisará persuadir vários membros da família de que seu pacote é o ajuste certo antes de fechar o negócio.
Da mesma forma, uma empresa de coberturas comerciais precisará atender às necessidades de diversas partes interessadas.
Curiosidade, no setor B2B, a maioria das vendas depende da decisão de sete a 12 partes interessadas .
Com a nutrição automatizada de leads, sua empresa pode criar jornadas com base em cada tomador de decisão.
Por exemplo, suponha que sua empresa deva apresentar uma proposta para uma equipe que inclua um contador, um profissional de TI e um profissional de marketing.
Nesse caso, você sabe que cada um terá perguntas e preocupações diferentes, que você pode abordar em suas jornadas automatizadas.
No geral, a nutrição automatizada de leads oferece à sua empresa uma maneira mais inteligente de cultivar leads qualificados.