Antes de começar a fazer sua lista de palavras-chave negativas, você deve saber que existem alguns tipos de palavras-chave negativas que você pode selecionar para seus anúncios: correspondência exata negativa, correspondência de frase negativa e correspondência ampla negativa.
1. Palavras-chave de correspondência exata negativa
As palavras-chave de correspondência exata negativas são as menos restritivas dos três tipos de correspondência. Seus anúncios não serão exibidos se alguém pesquisar usando a frase exata que você especificar. Portanto, usando o exemplo “reparo de instrumento musical” anterior, se você fizer “cursos de reparo de instrumento musical” sua palavra-chave de correspondência exata negativa, você não aparecerá para essa frase, mas poderá aparecer para outros arranjos da frase, como, “cursos para conserto de instrumentos musicais.”
2. Palavras-chave de correspondência de frase negativa
Em termos de restritividade, a correspondência de frase negativa fica em algum lugar entre a correspondência ampla e a correspondência exata. Com esse tipo de correspondência negativa, você pode excluir suas frases indesejadas, mas as palavras precisam aparecer na mesma ordem. Ao contrário da correspondência exata negativa, a palavra ou as frases que você usa para a correspondência de frase negativa podem ter palavras adicionais anexadas a elas. Então, digamos que você venda suprimentos de joalheria aos consumidores e venda apenas em pequenas quantidades. Você faz algumas pesquisas e percebe que suas campanhas estão aparecendo para “suprimentos para fabricação de joias a granel”. Isso não é algo que você oferece, então você adiciona “em massa” às suas palavras-chave de correspondência de frase negativa. As pesquisas que não acionarão seus anúncios incluem “comprar suprimentos para fabricação de joias a granel” e “suprimentos para fabricação de joias a granel”. Seu anúncio ainda pode ser exibido para “suprimentos de joias a granel” ou qualquer outra pesquisa semelhante que não use a frase completa “em massa”.
3. Palavras-chave negativas de correspondência ampla
As palavras-chave negativas de correspondência ampla restringem mais seus anúncios, portanto, use-as com sabedoria. Com esse tipo de palavra-chave negativa, seu anúncio não será exibido se uma pesquisa usar todos os termos de palavra-chave restritos em qualquer ordem. Assim, com o exemplo de suprimentos para fabricação de joias, digamos que você não venda materiais para colares de pérolas. Vamos fazer de “colares de pérolas” sua palavra-chave negativa de correspondência ampla. Seus anúncios não serão exibidos para pesquisas como “suprimentos para fabricação de joias com pérolas para colares” e “suprimentos para fabricação de joias para gargantilhas e colares de pérolas” porque usam “pérola” e “colares”. Se uma pesquisa usar variações de palavras-chave como “pérolas para colares” ou “colar de pérolas”, seu anúncio poderá ser exibido porque não inclui os dois termos. Algo tão simples quanto uma palavra no singular ou no plural pode acionar seu anúncio. Espero que esses exemplos de palavras-chave negativas tenham esclarecido tudo para você. Eu sei que pode ser um pouco confuso quando você está apenas começando. Agora que você conhece suas opções, vou lhe dizer como começar com uma lista de palavras-chave negativas do Google Ads.